DISFUNÇÕES DAS ATMS

A articulação TemporoMandibular, ou ATM, é uma pequena articulação localizada na frente da orelha onde o crânio e o maxilar se encontram. A ATM é a engrenagem e articulação deslizante que permite que o maxilar inferior (mandíbula) se mova e funcione. É a articulação mais constantemente utilizada em seu corpo.


A extremidade superior arredondada do maxilar inferior (a parte móvel da articulação) se chama côndilo; a cavidade é chamada de fossa articular. Entre o côndilo e a fossa está um disco de cartilagem que funciona como um amortecedor que absorve stress e permite que o côndilo se mexa com facilidade quando a boca abre e fecha. Dentro do espaço da articulação existe o líquido sinovial. Assim como em outras articulações do corpo, esse líquido lubrifica as superfícies e permite movimentos suaves. No verso da articulação, o disco se vincula à uma cinta de tecido que contém nervos e vasos sanguíneos. Esta área pode ser bastante sensível.


Ligamentos seguram o disco e o côndilo em posição e músculos ao redor das ATMs ajudam a estabilizar as articulações e a mover o maxilar inferior durante a mastigação, a fala e outras funções.

Seus dentes também são muito importantes para que as ATMs desempenhem apropriadamente. Se eles não se encaixam adequadamente, pode ser produzido suficiente stress para deslocar o côndilo e danificar o disco, os ligamentos e os músculos. Trauma e artrites também podem danificar as ATMs e inibir seu funcionamento apropriado.


Quando todos os elementos das ATMs estão em harmonia e funcionando apropriadamente, as articulações operam suavemente e sem problemas. No entanto, as disfunções das ATMs podem se desenvolver se esses elementos não estiverem funcionando como deveriam.


atm


O QUE SÃO DISFUNÇÕES DAS ATMS?

As disfunções das ATMs podem ser relativamente pequenas ou extremamente dolorosas e potencialmente debilitantes. Stress emocional acompanhado de bruxismo ou apertamento dos dentes podem desencadear sintomas nas ATMs, assim como espasmos musculares ao redor das articulações e dos maxilares. Maxilares desalinhados ou alterações na mordida também podem resultar em problemas nas ATMs. Trauma direto no maxilar inferior, tal como um soco no queixo, pode deslocar o disco ou o côndilo. Trauma indireto no maxilar inferior, como bater a parte de trás da cabeça na parede ou um acidente de carro no qual o passageiro estava com cinto de segurança, pode causar uma ruptura na articulação que estica os ligamentos ao redor e/ou altera a produção normal de líquidos. Disfunção do maxilar pode ocorrer nos músculos dos maxilares, uma condição conhecida como mialgia ou ela pode ser mais específica da articulação; nesse caso é endereçado como osteoartrite. Artrites sistêmica ou localizada também pode causar dinfunções das ATMs assim como qualquer combinação dessas condições.


SINAIS E SINTOMAS DA DISFUNÇÃO DAS ATMS

Sinais e sintomas da disfunção das ATMs podem incluir:



A presença de um ou mais desses sintomas podem indicar dinfunção das ATMs.


AVALIANDO SUA NECESSIDADE PARA TRATAMENTO DAS ATMS

Quando sintomas das disfunções das ATMs aparecem, seu Cirurgião Bucomaxilofacial deve ser consultado. Cirurgiões Bucomaxilofacais são especialistas nas áreas da boca, dentes, maxilares e estruturas associadas e podem diagnosticar problemas nas ATMs por meio da utilização de uma variedade de ferramentas e técnicas.


Quando você chegar ao consultório do Cirurgião Bucomaxilofacial, esteja preparado para completar um longo histórico médico incluindo informações referentes ao seu estilo de vida e ao nível de stress que experimenta em seu dia a dia. Seu Cirurgião examinará fisicamente as áreas de sua cabeça e de seu pescoço incuindo as ATMs. Uma variedade de testes podem ser utilizados para confirmar ou eliminar um diagnóstico de disfunção das ATMs. Estes testes podem incluir raios-x padrão ou estudos de imagens mais sofisticados como ressonâncias magnéticas para produzir imagens do tecido mole e/ou tomografia computadorizada ou escaneamento do osso. Testes de laboratório para confirmar a presença ou ausência de artrites podem ser necessários para alguns pacientes. Seus dentes também serão examinados e modelos e moldes poderão ser feitos para ajudar o Cirurgião determinar se sua mordida está contribuindo para o seu problema nas ATMs. Se necessário, será sugerido encaminhamento a outros dentistas e especialistas médicos, como ortodentistas, dentistas especialistas em restauração dentária, fisioterapeutas, neurologistas, remautologistas ou psicólogos.


Quando você discutir sua estória com seu Cirurgião Bucomaxilofacial, não deixe de comunicar detalhes específicos referentes ao seguinte:



atm


atm


BENEFÍCIOS DA TERAPIA DAS ATMS

A disfunção das ATMs pode fazer com que simples ações como comer, falar ou bocejar, tornem-se extremamente doloridas. Porque muitos problemas nas ATMs são relacionados ao estilo de vida e hábitos pessoais, é importante trabalhar em conjunto com seu Cirurgião Bucomaxilofacial para determinar as melhores opções de tratamento e um acompanhamento adequado dos cuidados a serem tomados, desde simples planos de autocuidados até procedimentos cirúrgicos mais complexos.


OPÇÕES DE TRATAMENTO PARA DISFUNÇÕES DAS ATMS

Certos tipos de disfunções das ATMs podem ser tratadas total ou pelo menos parcialmente por meio de autocuidados e da adoção de mudanças específicas no estilo de vida. Alguns problemas nas ATMs, no entanto, exigem terapias mais extensas, até mesmo e incluindo cirurgia. Seguem algumas opções de tratamentos que seu Cirurgião talvez reveja com você:


AUTOCUIDADO

Assim como uma lesão no joelho ou em outra articulação, é importante descansar a articulação da mandíbula (ATM) mantendo os dentes separados periodicamente e praticando boa postura. Também é apropriado evitar alimentos rígidos e pegajosos que estiquem as ATMs durante a mastigação.


Exercícios apropriados para as ATMs também podem ser úteis. Em casos onde o movimento do maxilar é restrito pela disfunção das ATMs, exercícios de flexionar, consistindo em abrir e fechar gentilmente a boca, podem resgatar boa parte do movimento do maxilar. Calor úmido pode ser usado para ajudar a relaxar os músculos e, no caso de lesão na articulação, a aplicação de bolsas de gelo logo após a ocorrência da lesão, pode ajudar a reduzir o inchaço. A prática de técnicas de relaxamento também podem fazer parte do programa de autocuidado.


MEDICAÇÕES

Seu Cirurgião Bucomaxilofacial poderá prescrever medicações para aliviar desconfortos e reduzir inflamação. Depois que o diagnóstico for feito, seu Cirurgião discutirá se medicações serão necessárias e quais são apropriadas para você.


FISIOTERAPIA

Existe uma variedade de técnicas de fisioterapia que podem ajudar a tratar certas disfunções das ATMs. Isso poderá exigir encaminhamento ao especialista apropriado e incluir exercícios para o maxilar, treinamento de postura, simulação elétrica, bio-feedback e outros.


TRATAMENTO DENTAL / TERAPIA COM PLACAS RELAXANTES

Dependendo da natureza de seu problema nas ATMs, seu Cirurgião Bucomaxilofacial poderá recomendar que você use um aparelho noturno em seus dentes. Existem diversos tipos de aparelhos que ajudam descansar e reposicionar o maxilar, prevenir bruxismo ou apertamento dos dentes e relaxar os músculos do maxilar.


Tratamento dental ou ortodôntico, como restaurações para correção de sua mordida, podem resgatar a harmonia apropriada entre os dentes, os músculos e as ATMs.


OPÇÕES CIRÚRGICAS PARA AS ATMS

Se a posição do maxilar estiver incorreta, cirrurgia para correção dos maxilares para reposicionar o maxilar superior e/ou inferior poderá ser indicada. Para restaurar balanço e potecialmente ajudar a resolver a disfunção. Estas são opções de cirurgias que seu Cirurgião Bucomaxilofacial poderá discutir com você:


ARTROCENTESE
Remoção de aderências por artrocentese e lavagem com medicamentos é um procedimento minimamente invasivo usado para diminuir dores na articulação e aumentar a amplitude de movimentos. Líquido estéril é introduzido por duas entradas na articulação para eliminar líquido estagnado e estender gentilmente a articulação. Este processo reverte pressões negativas que interferem na mobilidade do disco da articulação assim como mediadores químicos que causam dores e inflamações. No final do procedimento, medicamentos que lubrificam ou ajudam a reduzir inflamação poderão ser colocados nas ATMs. Artrocentese poderá ser realizada no consultório do Cirurgião Bucomaxilofacial ou num centro cirúrgico ambulatorial com anestesia local, sedação IV ou anestesia geral.


ARTROSCOPIA
Artroscopia é uma cirurgia minimamente invasiva bem na articulação que emprega um instrumento parecido a um telescópio miniatura chamado artroscopia através do qual o conteúdo das ATMs pode ser visualizado. Similar ao instrumento usado por Cirurgiões Ortopédicos nas articulações dos joelhos, este artroscopia especial é pequeno o suficiente para penetrar nas ATMs de modo que o Cirurgião possa ver a articulação, diagnosticar o problema e realizar os procedimentos cirúrgicos necessários. A remoção das aderências (cicatrizes) e/ou fragmentos de cartilagem poderão restaurar uma grande amplitude de movimentos e diminuir o nível da dor. A Artroscopia poderá ser realizada em um hospital ou em um centro cirúrgico ambulatorial sob anestesia geral, utilizando as mesmas condições esterelizantes e cirúrgicas que outros tipos de cirurgias de articulações.


ARTROPLASTIA
Artroplastia é usada para reparar a porção interna das ATMs e para reposicionar e/ou reconectar um disco deslocado. O procedimento poderá aliviar dor, cliques e recorrente travamento do maxilar. Deslocamento do maxilar pode ser tratado comprimindo os ligamentos internos e tecnologia laser poderá ser empregada para auxiliar as manobras cirúrgicas.


ARTROTOMIA
Artrotomia é uma cirurgia de articulação aberta durante a qual uma pequena incisão é feita para expor as ATMs. Essa abordagem é usada quando artrocentese or artroscopia não permitem acesso o suficiente para um procedimento cirúrgico mais complexo. Artrotomia pode ser apropriado para reposicionamento e fixação de disco deslocado, remoção e modelagem de osso degenerativo e posicionamento de mantenedores de espaço.


CIRURGIA DE REPOSICIONAMENTO DE ARTICULAÇÃO
Cirurgia de reposicionamento de articulação envolve substituição de parte da ATM. Este procedimento é reservado para casos severos onde outras opções não tenham sido capazes de restaurar a função. Técnicas incluem o uso de autogeno (envolvendo o tecido do próprio paciente) ou material aloplástico (sintético). Recentes avanços na tecnologia providenciam partes específicas da articulação feitas sob medida para o paciente. O procedimento é realizado no hospital sob anestesia geral e internação é geralmente exigida. Em certos casos, gerenciamento de dor de longo prazo é providenciado por um centro da dor.


CIRURGIA DE CORREÇÃO DOS MAXILARES (CIRURGIA ORTOGNÁTICA)
Em alguns casos as disfunções das ATMs podem ser tratadas operando o maxilar para alterar sua posição de modo que a anatomia interna das ATMs funcionem melhor.


O QUE ESPERAR DURANTE A CIRURGIA DAS ATMS


ANESTESIA

A cirurgia das ATMs é realizada sob anestesia no consultório de seu Cirurgião Bucomaxilofacial, no centro cirúrgico ambulatorial ou em um hospital. Antes da cirurgia lhe será pedido um exame físico para assegurar que você esteja em boas condições de saúde. Testes laboratoriais talvez sejam feitos antes ou um pouco após a admissão às facilidades cirúrgicas. Seu Cirurgião Bucomaxilofacial discutirá a anestesia a ser utilizada e responderá às suas perguntas. É muito importante que você se mantenha fiél a qualquer itinerário de medicamentos e dietas prescritos pelo seu Cirurgião para antes da cirurgia.


O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Seu Cirurgião Bucomaxilofacial discutirá com você o diagnóstico e o procedimento cirúrgico recomendados. Riscos, benefícios, procedimentos alternativos e resultados serão discutidos durante a consulta preparativa.


APÓS A CIRURGIA

Imediatamente após a cirurgia você será transferido para um quarto de recuperação onde permanecerá até que o efeito da anestesia passe. Dependendo da complexidade do procedimento cirúrgico, o tamanho do inchaço após a cirurgia irá variar. Para o procedimento via artroscopia, geralmente haverá pouco inchaço porém, mesmo o mínimo inchaço poderá causar zumbido em seus ouvidos e dor nas ATMs e nos ouvidos. Sua mordida também poderá estar temporariamente desalinhada. Talvez seja exigido que você use placa oclusal e mantenha-se fiél à uma dieta suave durante algumas semanas. Fisioterapia para restaurar e manter a função e a amplitude de movimentos do maxilar e das ATMs, é a chave para resultados positivos. Dependendo de seu caso, exercícios no maxilar poderão ser recomendados. Esses exercícios deverão ser feitos de acordo com as instruções de seu Cirurgião e sob orientação do fisioterapeuta. Geralmente, quanto mais complexo o procedimento cirúrgico, mais longo o período de recuperação.


ACOMPANHAMENTO

Após a cirurgia das ATMs é importante evitar situações que possam contribuir para o reaparecimento das disfunções em suas ATMs. Controlar o stress, evitar alimentos rígidos e pegajosos, proteger lesões na articulação do maxilar e manter-se fiél ao programa de autocuidado, podem ajudar a reduzir a possibilidade de que seus problemas nas ATMs retornem. Seu Cirurgião discutirá opções contínuas de tratamento como placa oclusal, fisioterapia e outras técnicas que possam ajudar.


CONHEÇA OS RISCOS E AS COMPLICAÇÕES DA CIRURGIA DAS ATMS

Como qualquer procedimento cirúrgico, são possíveis certos efeitos colaterais e complicações. Você deve compreendê-los antes de concordar com a cirurgia. Converse com seu Cirurgião caso você tenha qualquer dúvida referente aos seguintes possíveis riscos:



OBSERVAÇÃO: as imagens legendadas que ilustram este texto são obtidas de folders da American Association of Oral and Maxillofacial Surgeons.